Quando o assunto é o armazenamento de medicamentos, o monitoramento da temperatura se faz necessário para manter a qualidade e a vida útil dos remédios.

Desde uma drogaria aberta ao público até uma farmácia hospitalar precisam seguir normas e garantir que os medicamentos ali armazenados estejam em condições perfeitas de serem entregues ao público final.

Engana-se quem pensa que por estarem embalados em suas caixas originais basta para manter todas as propriedades e durabilidade dos princípios ativos. A verdade é que o local, a temperatura e até mesmo a quantidade de luz influenciam nisso.

Por esses e outros motivos, como as leis sanitárias vigentes no Brasil, é que existem determinadas padronizações sobre o armazenamento de medicamentos, tanto fechados, que chegam diretamente das fábricas, quanto os abertos, quando o cliente já usou.

Se você acha que essas preocupações são meros exageros, saiba que muitos remédios podem perder mais da metade de sua eficiência se não forem guardados corretamente, o que pode acarretar uma série de prejuízos para a sua saúde.

Um grande exemplo é dos antibióticos. Pense na seguinte situação: você está enfrentando uma infecção em uma ferida grande e o médico receitou determinado antibiótico para curar o problema. Se o medicamento não fizer efeito, você pode sofrer uma sepse.

Agora pense em casos ainda mais graves, como pessoas que tratam de doenças como câncer, AIDS, diabetes, hipertensão e asma, por exemplo. Medicamentos sem eficácia 100% podem levar uma pessoa a óbito!

Continue por aqui e entenda porque o monitoramento da temperatura de medicamentos é fundamental para o seguimento da legislação, a satisfação e a saúde dos seus clientes.

Por que o monitoramento da temperatura de remédios é tão importante?

Quando o assunto é o monitoramento da temperatura de remédios, diversos fatores estão envolvidos e que explicam a sua importância. 

Em primeiro lugar, tanto oscilações bruscas de temperatura como o armazenamento em locais inadequados podem alterar as propriedades físico-químicas dos remédios, alterando a sua eficácia e colocando o seu processamento em risco.

Depois, não podemos esquecer de pontos que estão acima dos cidadãos, ou seja, as leis e as normas vigentes tanto de órgãos reguladores quanto das instituições responsáveis por esse tipo de produto.

Normas e legislação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, é o órgão responsável pela fiscalização de todos os processos envolvidos na produção, transporte e armazenamento de remédios, de forma que a temperatura é um dos pontos analisados.

Se por algum motivo o medicamento estiver armazenado incorretamente ou sofra qualquer tipo de problemas com temperatura, além de ser descartado, pode render multas e até mesmo penalidades maiores para os estabelecimentos.

Como fazer isso com eficiência?

Agora que você sabe o quanto é importante realizar o monitoramento da temperatura de medicamentos, tanto na fase de produção como no estoque de farmácias em geral, é hora de entender como evitar qualquer tipo de problema dentro desse universo.

O mais importante de todos é contar com tecnologia. Apesar de existirem diversos sistemas de refrigeração e monitoramento automatizados, ainda é possível encontrar farmácias que fazem essa medicação manualmente.

Além de ser algo relativamente demorado, pode ser passível de erros e também da demora em encontrar algum problema com a temperatura, o que pode gerar prejuízos milionários.

Depois, não podemos esquecer de contar com parceiros confiáveis. Seja para a compra de medicamentos, insumos e até mesmo produtos específicos como curativos e bandagens.

Muitas farmácias sofrem penalidades, pois estão com remédios que anteriormente tiveram problemas na armazenagem e mesmo assim foram comprados por elas. Por esses e outros motivos é importante contar com a Cirúrgica Bezerra.

Desde 1971 presente no mercado e responsável por atender hospitais e demais espaços médicos com excelência, chegamos nesse patamar de nos tornarmos referência. Entre em contato e conheça um pouco mais sobre a nossa história.