Em qualquer segmento a gestão de compras é fundamental para o sucesso das operações, no entanto, na área hospitalar essa atividade torna-se ainda mais importante.

Os colaboradores envolvidos com a área de suprimentos precisam garantir produtos de qualidade que atendam as expectativas dos profissionais de saúde e que correspondam às atividades diárias dos:

  • hospitais,
  • clínicas,
  • postos de saúde,
  • consultórios, etc.

Isso significa uma combinação de fatores que atendam as expectativas dos custos operacionais e, ao mesmo tempo, garanta qualidade àqueles que procuram essas instituições.

Comprar vai muito além de pesquisar preços e fazer cotações, pois é preciso estabelecer um relacionamento de qualidade e confiança com os fornecedores, uma vez que a falta de produtos na área de saúde compromete os serviços ofertados e pode colocar vidas em risco.

Neste post, apresentaremos detalhes de como realizar a gestão de compras de produtos hospitalares. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!

Por que a gestão de compras é tão importante?

A gestão de compras é estratégica para qualquer organização, pois é a partir daí que as empresas conseguem:

  • viabilizar a aquisição de insumos,
  • garantir o funcionamento da instituição,
  • administrar os recursos disponíveis,
  • negociar e encontrar as melhores alternativas junto aos fornecedores,
  • melhorar os resultados administrativos/financeiros.

Na área hospitalar, esse assunto é ainda mais importante, pois grande parte dos materiais utilizados possuem datas de vencimento, portanto, é preciso acompanhar diariamente o consumo e avaliar as quantidades adequadas para evitar perdas, excesso ou falta de mercadorias.

Além disso, a qualidade dos produtos e serviços são essenciais para o sucesso dessa operação, portanto, não basta apenas bons preços, é preciso também:

  • certeza no cumprimento dos prazos de entrega,
  • produtos que atendam a legislação e as normas técnicas estabelecidas,
  • fornecedores comprometidos com a instituição.

Como gerenciar com eficiência?

Para garantir eficiência na gestão de compras, algumas medidas precisam ser tomadas, visando ações planejadas e que ofereçam tranquilidade aos seus gerentes, bem como a todos os demais profissionais envolvidos na operação.

Para isso, é fundamental que a instituição esteja atenta e desenvolva esforços que acabem:

Centralizando a gestão

Centralizar a gestão é uma maneira inteligente de:

  • organizar as cotações,
  • evitar duplicidade de solicitações,
  • criar pedidos maiores que possibilitem vantagens nas negociações,
  • melhorar o relacionamento com os fornecedores.

A adoção de métricas para a verificação da qualidade dos produtos e performance dos fornecedores contribui para uma melhora efetiva nos processos de compras, portanto, é preciso que todas as informações sejam reunidas e possam ser analisadas como um todo, tornando o processo profissional e transparente.

Evitando compras emergenciais

As emergências ocorrem e precisam estar previstas nas organizações, no entanto, quando essa atividade passa a ser comum no dia a dia da operação, a qualidade da gestão de compras tende a cair.

Para evitar essa situação, é preciso trabalhar com planejamento e programações adequadas de compras, evitando o desequilíbrio dos estoques e as necessidades de aquisições de última hora, o que sempre acaba refletindo em:

  • preços maiores,
  • produtos diferentes dos solicitados,
  • quantidades insuficientes.

Para isso, é fundamental contar com fornecedores que atendam a demanda com qualidade e estejam efetivamente dispostos a colaborar e oferecer os melhores caminhos para que os processos sejam atendidos de acordo com o planejamento da sua instituição.

Melhorando o armazenamento de insumos

Por fim, também será necessário melhorar o armazenamento dos insumos, ou seja, aplicar as boas práticas de estocagem e guarda dos materiais.

Para isso é fundamental um acompanhamento com relação aos locais de armazenamento, condições de temperatura e umidade do ar, além da avaliação das recomendações dos fornecedores para que os materiais possam ser utilizados sem perdas e oferecendo todo o seu potencial.

Diante dessa realidade, vale a pena que sua instituição conheça a Cirúrgica Bezerra, uma distribuidora que atende todo o Rio Grande do Norte e oferece o que existe de melhor em soluções voltadas à saúde.

Acesse nosso site e conheça a estrutura que colocamos à sua disposição, contribuindo efetivamente para o sucesso da gestão de compras do seu empreendimento!