A pomada de cicatrização é fundamental para auxiliar na recuperação da lesão e regeneração da pele, contribuindo também com a estética, quando deixa as marcas menos aparentes.

Elas são divididas segundo 4 classificações:

Apesar da versatilidade das pomadas, algumas delas atendem a funções específicas e são voltadas a determinadas cicatrizações, por isso é importante o acompanhamento médico e o uso daquela indicada por especialistas no assunto.

Além disso, para se obter bons resultados é fundamental manter o local limpo, seco e higienizado, evitando a contaminação e infecção. A exposição solar é outro sério problema, caso não seja evitada.

Neste post, apresentaremos a pomada de cicatrização e como escolher o fornecedor adequado para garantir a qualidade no processo de recuperação. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Como ocorre a cicatrização?

A cicatrização ocorre a partir de 3 fases no local onde se estabeleceu a perda da integridade da pele.

Na primeira fase, temos a inflamatória, ocorrendo no momento exato da lesão e durando aproximadamente 3 dias.

As células migram para o local em um processo de defesa do corpo, causando:

Na sequência, surge a fase proliferativa que ocorre após o terceiro dia e pode durar até três semanas.

Inicia-se o processo de regeneração do tecido quando a cicatriz começa a ser desenvolvida, ocorrendo uma demanda de suprimento sanguíneo para o local.

Após essa fase, inicia a maturação, ou seja, a deposição organizada do colágeno.

A partir da quarta semana, podendo durar até um ano, essa fase ocorre com o término da formação do novo tecido e onde se percebe que a ferida está sendo fechada, já que a restauração da cor normal da pele danificada ocorre.

O que define uma boa pomada de cicatrização?

A boa pomada de cicatrização é aquela que colabora nas diversas fases, ajudando as células a recompor o local e possuindo ações:

  • anti-inflamatória,
  • antibacterianas.

Também são fundamentais na redução da dor e da coceira, além de evitar a formação de uma cicatriz que deixe marcas indesejadas.

A qualidade do produto a ser utilizado é fundamental, portanto, é importante contar com pomadas que reconhecidamente possuem propriedades que atendam às expectativas.

As chamadas pomadas caseiras são sempre arriscadas, pois, é preciso que seja avaliada a condição da ferida e como a cicatrização está se desenvolvendo para a aplicação de algum produto.

Segundo o clínico geral do Hospital Sírio-Libanês, Alfredo Helito Salim, a maioria dos remédios caseiros não tem eficácia comprovada, portanto, podem causar complicações se mal administrados.

Dicas para escolher o melhor fornecedor

Para escolher um fornecedor de pomada de cicatrização que garanta qualidade, é importante conhecer o seu histórico, as marcas e laboratórios com quem trabalha.

Os avanços tecnológicos possibilitam cada vez mais a qualidade e rapidez na recuperação para esse tipo de problema e, o que é melhor, produtos são desenvolvidos não apenas para garantir a boa cicatrização, mas, também, possibilitar uma boa restauração da pele.

Isso significa aliviar as marcas deixadas pela lesão, possibilitando uma recuperação completa.

Essa tecnologia é desenvolvida por empresas que investem em pesquisa, portanto, é importante avaliar quem os distribui e quais são os laboratórios envolvidos nesses processos.

Na Cirúrgica Bezerra, é possível contar com produtos de qualidade e reconhecidamente aprovados por especialistas e consumidores, porque a ética e transparência fazem parte do conceito e missão dessa distribuidora junto ao mercado.

Para saber mais a respeito, contate a Cirúrgica Bezerra e conheça as pomadas Gel Cicatrizante Saf-Gel e VIC PHMB, produtos desenvolvidos para garantir a cicatrização com rapidez e qualidade!