Suplementos alimentares e medicamentos são recursos benéficos e necessários para o cuidado e tratamento da saúde, mas são produtos diferentes entre si e cada um deles tem um uso específico.
Conforme dados da segunda pesquisa de mercado Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para fins especiais), 59% dos lares brasileiros possuem no mínimo uma pessoa que consome suplementos.
Já o portal Panorama Farmacêutico traz o Relatório da IQVIA (líder global no uso de informação e tecnologia em serviços de saúde) informando que o Brasil lidera o consumo de medicamentos na América Latina.
No entanto, cada um deles oferece benefícios e atende necessidades diferentes, porque são produtos com características e usabilidades específicas.
Quer saber qual a diferença entre eles? Continue a leitura e confira.
Diferenças entre suplementos alimentares e medicamentos
Tanto os medicamentos quanto os suplementos alimentares são de fácil acesso à população e o uso equilibrado e com orientação profissional desses recursos são benéficos à saúde e ao bem-estar.
No entanto, cada um deles tem a sua usabilidade e função, porque são produtos diferentes, atendem necessidades específicas e promovem resultados e benefícios diversos.
Mas, afinal, qual a diferença entre eles?
O que são suplementos alimentares?
Como o próprio nome sugere, suplementos alimentares são produtos que visam complementar a alimentação, enriquecendo-a com nutrientes diversos necessários ao bom funcionamento do organismo e na promoção da saúde e bem-estar.
Alguns deles são chamados multi ou polivitamínicos, porque são fontes ricas de:
- vitaminas,
- proteínas,
- minerais,
- aminoácidos,
- ácidos graxos
- fibras.
Existem também suplementações que são desenvolvidas para fornecer apenas determinados nutrientes e suprir uma demanda específica do organismo, como, por exemplo:
- suplemento de zinco,
- ômega,
- cálcio,
- vitamina D.
Quem deve usar? O uso desse complemento é uma opção para pessoas saudáveis que desejam suprir ou melhorar a ingestão de um ou mais nutrientes necessários ao organismo.
Pode ser usado também para quem está em dietas restritivas, apresenta alterações metabólicas ou para praticar treinos intensos e entre outras situações.
Suplementos alimentares têm papel importante como fonte de nutrientes, mas não substituem os medicamentos.
O que são medicamentos?
Medicamentos também são conhecidos como remédios e devem ser ingeridos com orientação médica.
O medicamento geralmente é desenvolvido por uma indústria farmacêutica e precisa cumprir com normas e exigências legais definidas por órgãos regulatórios, como a Anvisa, por exemplo.
São vários os tipos de medicamentos e podem ser usados para:
- prevenção de doenças, como o caso das vacinas,
- promover alívio da dor ou sintomas como a febre,
- ajudar no controle de doenças, como no caso de diabetes, pressão alta, asma, problemas cardíacos, cânceres e outros,
- recuperação da saúde, quando o uso de antibióticos se faz necessário.
Um medicamento também pode ser usado para ajudar no diagnóstico de doenças, como no caso do contraste utilizado em radiologias e outros exames.
Como curiosidade:
- o uso de medicamentos é mais prevalente nos idosos,
- infelizmente, a automedicação ainda é um hábito de 77% dos brasileiros.
Onde encontrar um fornecedor?
Tanto o uso da suplementação quanto de medicamentos deve ser acompanhado por profissionais da saúde, em especial um nutricionista e/ou médico.
Quando se trata de procurar um fornecedor desses produtos, o ideal é contar com uma empresa especializada na área e que também ofereça serviços complementares de apoio e suporte.
A Cirúrgica Bezerra oferece uma ampla variedade de medicamentos, todos desenvolvidos pelos melhores laboratórios do segmento e devidamente certificados pela Anvisa, bem como de suplementos alimentares e entre outros produtos direcionados para o varejo e atacado.
Você também pode contar com serviços de apoio especializados, para orientar pacientes e profissionais com treinamentos de formação continuada.
Acesse nosso site e conheça nossos produtos.