Assim como existem feridas de diferentes naturezas, desde um pequeno arranhão na pele até uma ostomia, existem também os curativos.

Quando se fala em curativos caseiros, ou seja, aqueles que geralmente fazemos sem a necessidade de procurar um médico ou deslocar-se até um pronto-socorro, por exemplo, é muito importante identificá-los e escolher os produtos corretamente para ajudar.

Sem a devida atenção, um simples machucado pode tomar outras proporções e, além de gerar uma cicatriz, pode infeccionar e trazer problemas ainda maiores.

Além disso, quando se fala em tipos de curativos, é importante lembrar que não adianta apenas fechar a ferida sem fazer a correta desinfecção, realizada a partir da lavagem com água, sabão e a secagem do ferimento.

Inclusive, por falar em infecção, caso perceba indicativos, como pus, vermelhidão excessiva, agravamento da dor e presença de febre, procure ajuda, pois curativos realizados em casa podem não ser suficientes.

Aproveite para continuar a leitura e descobrir um pouco mais sobre os tipos de curativos existentes para cuidar melhor de qualquer ferida que você tiver. 

5 tipos de curativos

Veja a seguir os tipos de curativos mais usados atualmente para as mais variadas feridas, atendendo as necessidades de clientes de todas as idades ao redor do país.

Alginato

Alginato de cálcio com sódio é uma solução incolor e com rápida absorção pela pele, além de facilitar no desbridamento da ferida. Por ser um gel, permite que o curativo fique úmido, fazendo com que o machucado cure-se rapidamente.

Além disso, induz a hemostasia, auxiliando na prevenção de qualquer coágulo e até mesmo hemorragia. Tem uso indicado para feridas recentes, abertas e sangrando, com ou sem infecção.

Hidrogel

Hidrogel pode ser encontrado em forma de pomada estéril para ajudar na cura de feridas, pois, além de absorver água dos machucados, hidrata, ajuda na remoção de tecido morto e mantém o machucado longe de bactérias.

Com indicação médica, pode ser usado em casa, seguindo as recomendações de enfermeiros, por exemplo.

É indicado em casos de feridas rosadas e granuladas, úlceras venosas ou arteriais, cortes, feridas de pé diabético e queimaduras de até segundo grau.

Carvão ativado

Com indicação diferente do que os últimos tipos de curativos, os de carvão ativado são recomendados para quem passou por uma cirurgia recentemente ou também pessoas que, por algum motivo, estão com infecção fúngica na ferida.

Com forte combate a odores gerados pelo machucado, esse curativo também tem o benefício de eliminar o exsudato e auxiliar pacientes que precisam ficar muito tempo na cama.

Antissépticos

Geralmente disponibilizados em spray e em farmácias ou cirúrgicas variadas, eles são um dos curativos que auxiliam no combate a qualquer infecção. 

Geralmente, são fórmulas que possuem componentes que impedem a proliferação de microorganismos e podem ser usados a cada troca de curativo.

Seu uso é muito comum nos mais variados tipos de feridas, desde arranhões até lesões mais complexas e que levam pontos.

Hidrocolóide

Com uso mais amplo, esse é um dos curativos mais utilizados, já que pode ser usado em feridas, com necrose ou vitalizadas, em escoriações, queimaduras de primeiro ou segundo grau e até mesmo úlceras e arranhões mais graves.

É muito indicado devido a seus benefícios, podendo citar o fato de deixar o pH da pele equilibrado e proteger terminações nervosas.

Os melhores curativos você encontra na Convatec!

Responsável pela produção e distribuição desses tipos de curativos, e muitos outros, a Convatec é uma de nossas empresas parceiras, entregando qualidade e confiabilidade em todos os produtos que trabalha.
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre essa empresa, que é nossa parceira de jornada.