Armazenar luvas utilizadas nos diversos procedimentos da área de saúde exige cuidados.

Esse importante equipamento de proteção individual (EPI) precisa ser utilizado pelos profissionais da área de saúde, evitando contatos com fluidos corporais de pacientes e agentes infecciosos.

Da mesma forma, evita que a pessoa atendida seja acometida por algum microorganismo que possa estar impregnado nas mãos de médicos e enfermeiros.

A infecção hospitalar é um dos maiores problemas da área de saúde, causadas por bactérias e vírus, responsáveis pelas seguintes situações:

  • pneumonia,
  • infecção urinária,
  • infecção de pele,
  • infecção do sangue.

Neste post, apresentaremos detalhes de como armazenar luvas e contribuir para que todos os envolvidos nos processos de atendimento de saúde sintam-se seguros. 

Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

Como armazenar luvas?

Armazenar luvas corretamente contribui para que os riscos de contaminação diminuam e os procedimentos médicos e ambulatoriais ocorram de forma segura.

Além disso, os cuidados com o estoque desses materiais possibilita:

  • maior durabilidade,
  • economia,
  • melhora na gestão de recursos.

Para se ter sucesso nessa operação, algumas ações e cuidados devem ser tomados, como, por exemplo:

Mantenha em um local sem umidade, seco e arejado

O local onde serão guardadas as luvas precisa obrigatoriamente ser seco, arejado e livre da umidade.

O látex, principal matéria-prima utilizada nesses EPIs, deteriora-se quando em contato com luz ultravioleta, ozônio e calor, tornando o material quebradiço e frágil.

Evite, portanto, armazenar luvas em locais próximos à:

  • janelas com luz solar direta sobre o produto,
  • geladeiras,
  • freezer,
  • condicionadores de ar,
  • estufa,
  • centrífuga.

Evite o calor

O calor, como já mencionado, é outro inimigo das luvas hospitalares, danificando a estrutura do material que acaba perdendo a capacidade de proteção.

Esse ambiente deve manter uma temperatura média e os materiais acondicionados em locais que não sofram grandes oscilações.

Separe por tipo e tamanho

Uma maneira adequada de facilitar o acesso e permitir uma organização dos estoques é armazenar luvas por tipo e tamanho.

Esse cuidado evita que essas sejam pegas por engano e não sejam as adequadas para determinado procedimento, portanto, é importante a atenção para esse simples detalhe que faz toda a diferença no dia a dia de um almoxarifado.

Deixe-as em caixas

Outro problema que pode ser evitado é deixá-las expostas ou fora das embalagens originais.

Existem luvas que são bastantes delicadas, portanto, o ideal é mantê-las nas caixas originais, sendo retiradas conforme as solicitações.

Produtos expostos ao tempo retém poeira, sujeira e agentes infecciosos, daí a importância de mantê-las sempre bem protegidas.

Atente-se a validade

Por fim, é importante que o controle seja realizado de forma detalhada e considerando a validade das luvas armazenadas.

As luvas com datas mais próximas do prazo de vencimento devem ser priorizadas quando solicitadas pelos profissionais, evitando que venham a perder a sua eficácia e tenham que ser descartadas.

O que pode parecer detalhes insignificantes, é fundamental para o sucesso no atendimento e na proteção dos profissionais e pessoas que buscam a sua instituição de saúde.

Lidar com vidas exige muita responsabilidade e cuidados que vão além da perda de materiais, pois podem comprometer a saúde dos envolvidos e causar perdas irreparáveis que poderiam ser evitadas.

Você que responde pela área de estoques da sua instituição deve estar atento aos detalhes que envolvem o processo para armazenar luvas da maneira correta.

Se busca por mais informações a respeito e precisa desenvolver um bom planejamento na aquisição desse suprimento, conheça a Cirúrgica Bezerra e conte com quem pode ajudá-lo a manter estoques em quantidade correta e a qualidade dos produtos adquiridos!