Você não é a única pessoa do mundo a usar bolsa de colostomia.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, existem mais de 400 mil pessoas que convivem com essa situação.

A colostomia, como é popularmente conhecida, é também chamada bolsa da vida, pois possibilita que pessoas que tenham realizado alguma intervenção cirúrgica, onde executaram uma abertura no corpo para a saída de fezes e urina, possam trabalhar, estudar, passear e ter uma vida normal.

Não há dúvida que algumas adaptações e hábitos passam a fazer parte da vida daqueles que convivem com essa realidade. No entanto, o uso dessa bolsa não altera a personalidade ou a vontade de ser feliz e viver com qualidade.

Neste post, apresentaremos esse tema importante e que faz com que muita gente tenha receio e vergonha em usar bolsa de colostomia. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!

Usar bolsa de colostomia não precisa ser sinônimo de vergonha!

Como vimos, é a realidade de milhares de pessoas em todo o país, mas algumas encaram essa situação com naturalidade, enquanto outros têm sérios problemas em se adaptar à nova condição. 

As dificuldades ocorrem quando não se percebe que a bolsa da vida é a responsável em permitir que doenças possam ser tratadas da maneira adequada, possibilitando que as tarefas do cotidiano sejam realizadas.

Além disso, ninguém deixa de gostar de alguém em função de algum problema físico que faça parte da rotina diária.

Nesse caso, a vergonha normalmente se dá em função das seguintes situações:

  • carregar uma bolsa de dejetos junto ao corpo,
  • medo do preconceito de amigos e parentes,
  • sentimento de incapacidade em lidar com a nova realidade.

Como se observa, é uma questão de percepção e sentimentos, algo bastante pessoal e que merece todo o respeito. Porém, existem situações que fazem com que muitas pessoas aprendam a “tocar a vida” em condições que apresentam muitas dificuldades, como é o caso de amputados e tetraplégicos.

Como enfrentar os próprios medos em relação a isso?

O primeiro passo em usar bolsa de colostomia e enfrentar os medos que fazem parte do processo, especialmente nos primeiros momentos que envolvem a nova realidade, é conhecer o problema e pessoas que convivem com a situação.

A aceitação é parte fundamental da nova condição, quando se deve criar rotinas e hábitos que precisarão ser inseridos no dia a dia.

O apoio psicológico é indispensável, principalmente dos familiares e amigos. A integração dos ostomizados à sociedade precisa fazer parte dos princípios humanos, como com qualquer outra situação que envolva a integração de cegos, mudos, cadeirantes e tantas condições da vida humana.

Portanto, usar bolsa de colostomia faz parte da realidade e da vida de milhões de pessoas em todo o mundo e você é mais um desse universo que precisa se adaptar à nova condição.

Conheça a ConvaTec!

Uma maneira de se acostumar com mais facilidade, contando com produtos de qualidade que garantam segurança e conforto, está na escolha das soluções que precisam ser incorporadas ao seu dia a dia. A ConvaTec é uma excelente opção!

A experiência e os investimentos realizados em tecnologia permitem que os usuários das soluções tenham qualidade de vida e confiança na utilização desses equipamentos indispensáveis para sua nova condição.

A liderança mundial da empresa se dá em função dos benefícios que suas práticas oferecem, tais como:

  • prevenção de infecções,
  • proteção da pele em risco,
  • melhores resultados para os usuários,
  • redução nos custos.

Os produtos da ConvaTec você encontra nas lojas da Cirúrgica Bezerra Store. Acesse nosso site e conheça mais sobre nossa empresa e de que maneira podemos ajudá-lo a encontrar os melhores caminhos para uma caminhada feliz e saudável!