Usar a bolsa de colostomia gera muitas dúvidas e insegurança para o seu portador, dentre elas está o fato de frequentar piscinas e aproveitar os bons momentos dessa atividade.
Saiba, então, que é perfeitamente possível frequentar o clube, a praia e aproveitar o bem-estar que a água oferece, mesmo para aqueles que necessitam desse equipamento coletor.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 400 mil pessoas necessitam do uso de uma bolsa coletora e 10 mil novos casos são registrados todos os anos.
Infelizmente, muitos usuários acabam se afastando do convívio social, por se sentirem desconfortáveis com a situação, por outro lado, muitas pessoas conseguem ter uma vida normal e adaptam-se com facilidade a essa situação.
Neste post, apresentaremos dicas que possibilitam frequentar as piscinas com a bolsa de colostomia de forma segura e sem preocupações. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Como a bolsa de colostomia funciona na água?
A bolsa de colostomia é fabricada com um material resistente que possibilita ao seu usuário uma vida normal, bloqueando vazamentos e escapes de odor nos ambientes.
Com exceção das restrições apresentadas pelo médico, é perfeitamente possível se divertir e aproveitar com os amigos os bons momentos de convivência na piscina.
Para se sentir seguro, tenha sempre consigo um kit de emergência, contendo:
- bolsa e placa novas,
- garrafa d’água,
- tesoura,
- toalha,
- outros materiais que você utiliza no dia a dia.
A bolsa, quando em boas condições, não será afetada pela água. No entanto, ao sair, é importante higienizar e secar a parte adesiva que está em contato com a pele.
Além disso, lave a bolsa de colostomia, removendo os resíduos de cloro, areia e água salgada.
Pode nadar com a bolsa?
Também é possível nadar, mergulhar e divertir-se com a bolsa.
Para tornar o momento mais tranquilo e caso você se sinta desconfortável em mostrar o equipamento, utilize peças de roupas que podem ajudar, tais como:
- biquínis, sungas e bermudas com cintura alta,
- maiôs, cintas e faixas,
- use tecidos escuros ou estampados que ajudam a deixar discreta a bolsa de colostomia.
Se o programa for em uma praia, procure por locais próximos a quiosques, lanchonetes e restaurantes, onde em alguma eventualidade você possa facilmente utilizar o banheiro para higienizar ou trocar a bolsa.
Cuidados na hora de nadar
Antes do contato com a água, alguns cuidados devem ser tomados para que o momento seja prazeroso e sem preocupações.
Para evitar desconfortos, tome as seguintes providências:
- esvazie a bolsa antes de entrar na água,
- verifique se o adesivo está firme e em condições ideais,
- nos equipamentos com filtro de carvão, tampe o suspiro da bolsa.
Lembre-se que, assim como você, todas as pessoas devem tomar os cuidados necessários para frequentar a piscina, praia, rios ou cachoeiras.
Os que possuem problemas visuais devem guardar seus óculos e lentes, o uso de protetor solar é indispensável a todos, portanto, cada um precisa cuidar de si e transformar o encontro em um momento de alegria e satisfação.
Você também tem esse direito e deve, a partir desses cuidados, divertir-se e passar momentos agradáveis com sua família e amigos.
Agora que você já sabe que é perfeitamente possível frequentar a piscina com bolsa de colostomia, conte com os melhores produtos que estão a sua disposição na Cirúrgica Bezerra. Acesse nosso site e confira!