Uma gestão de estoque hospitalar eficiente reflete nos resultados da instituição e na qualidade do serviço prestado.

No ambiente hospitalar ou em qualquer outro corporativo o estoque é setor responsável por garantir os suprimentos que a instituição precisa para desenvolver suas atividades e o seu controle é essencial para tomadas de decisões certeiras. 

De forma geral, é um departamento que apresenta altos custos e tem grande fluxo de demanda.

Se mal gerido, pode significar falta de suprimento, o que vai influenciar diretamente na execução das atividades rotineiras do estabelecimento e na prestação de um serviço de qualidade.

Por outro lado, produtos obsoletos ou em excesso podem representar perdas de mercadorias e prejuízos financeiros.

Quer saber como manter um controle eficaz e inteligente do seu estoque? Continue a leitura.

Como manter o estoque hospitalar organizado?

A gestão do estoque hospitalar não se baseia apenas em comprar medicamentos e demais materiais médicos por bons preços.

A sua manutenção está diretamente ligada à execução do atendimento e procedimento, bem como na qualidade de todo o serviço prestado, o que acaba por influenciar na motivação do profissional e na satisfação do paciente.

Cuide do armazenamento

Um dos principais passos para gerenciar o estoque hospitalar é cuidar do armazenamento de cada material para preservar a sua integridade.

Afinal, esse setor do hospital recebe, armazena e distribui:

  • medicamentos diversos,
  • materiais e produtos para cuidados,
  • produtos de higienização e de limpeza,
  • gêneros e suplementos alimentares.

Por isso, o correto é classificar cada produto, subdividindo-os em categorias para que sejam armazenados em lugares especialmente apropriados e que ofereçam total condição de preservação e segurança.

As condições do local, como a umidade e a temperatura ambiente, influenciam na integridade ou contribuem para a deterioração, contaminação e até mesmo reações químicas, que podem se caracterizar em riscos e prejuízos para a instituição. 

Sobre a estocagem dos medicamentos, segundo documento elaborado pela Organização Pan-americana da Saúde (Paho), o grau de umidade do ambiente para armazená-los com segurança deve ser mantido entre 40% e 70%.

Quando o fabricante não orienta condições especiais de armazenamento, os medicamentos devem ser guardados a uma temperatura que varia entre 15 a 30ºC, sendo que o maior conforto térmico para os produtos é proporcionado quando ela não ultrapassa dos 25ºC.

Faça inventários

Fazer e manter um inventário sempre atualizado é uma forma inteligente e eficiente de gerenciar o estoque hospitalar, afinal, ele possibilita ter acesso à listagem completa de todos os itens que estão armazenados no local.

Com essa listagem sempre atualizada é mais fácil fazer o controle do que é comprado, se é feito de forma correta, acompanhar as perdas e evitar novos erros.

Você pode investir em sistemas automatizados para fazer todo esse controle. 

Mantenha a limpeza e a organização

Uma boa manutenção do controle do estoque hospitalar também envolve a limpeza e a organização do local. 

A limpeza evita a proliferação de fungos e outros agentes que podem afetar a integridade da embalagem e até mesmo do produto.

A organização facilita a produtividade dos responsáveis em receber, armazenar e distribuir os itens solicitados.

No sistema de organização, o ideal é priorizar sempre deixar na frente os produtos mais próximos do vencimento da validade.

Planeje a reposição

Produtos médicos são essenciais para o desempenho da atividade, para um atendimento de qualidade e em especial para a saúde do paciente.

Por isso, um rígido controle e planejamento da reposição de equipamentos, medicamentos e demais insumos hospitalares é essencial para evitar que qualquer material venha a faltar, considerando sempre a saída de cada item.

No quesito da reposição do estoque hospitalar, é preciso considerar que alguns fabricantes demoram muito para entregar seus pedidos, seja de medicamentos ou de outros insumos, por isso, o ideal é:

  • prever as saídas e planejar novos pedidos, para que eles nunca faltem,
  • contar com um fornecedor que faça entregas mais rápidas.

Você pode também melhorar o gerenciamento do seu estoque hospitalar contando com um fornecedor que ofereça uma ampla variedade de produtos, como, por exemplo, equipamentos, medicamentos e materiais diversos para o cuidado com o paciente.

Nessa hora conte com a Cirúrgica Bezerra, temos uma linha diversificada de produtos hospitalares e entre eles medicamentos, produtos para enfermagem e descartáveis.

Acesse nosso site e conheça toda nossa linha de materiais para o seu hospital.