Os serviços de saúde também passaram por diversas mudanças e o setor precisou se transformar para oferecer uma experiência completa e positiva ao paciente.
Porém, uma pesquisa inédita da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), publicada em maio de 2022, mostra que apenas 50% dos usuários da saúde suplementar estão satisfeitos com o sistema de serviço oferecido.
Apesar dos avanços do SUS, há anos acompanhamos a insatisfação dos usuários que utilizam os serviços de saúde pública, reclamando, em geral, das enormes filas para o atendimento e do longo tempo de espera para agendamento de consultas e exames.
Insatisfação geralmente é consequência da falta de qualidade no atendimento e na prestação do serviço, mas tudo pode ser melhorado.
Continue a leitura e confira algumas dicas que podem fazer a diferença na prestação do serviço à saúde.
O que fazer para melhorar os serviços de saúde?
Quem procura serviços de saúde deseja:
- bom acolhimento,
- excelência no cuidado,
- rapidez nos processos,
- eficiência nos procedimentos,
- que sua necessidade seja suprimida.
Logo, para promover essa experiência, as diversas instituições que prestam serviços de saúde precisam:
Investir no atendimento humanizado
Geralmente, quem busca pelos serviços de saúde se encontra em tratamento ou investigação de alguma doença, por isso as pessoas se sentem fragilizadas e inseguras.
Logo, o acolhimento desde o primeiro contato é fundamental para a confiança e bem-estar do paciente.
Promover o atendimento humanizado é considerar o paciente como um ser integral que precisa de cuidado e olhar atento para si, além de procedimentos e tratamentos adequados para o seu mal.
Esse atendimento começa na recepção e estende-se por todos os setores, seja na realização de uma consulta, exames ou procedimentos.
Por isso, toda a equipe de profissionais deve estar devidamente preparada para acolher, além de oferecer o serviço da sua área com profissionalismo e dedicação.
Seguir as normas e boas práticas
Toda instituição que presta serviços de saúde precisa obedecer às normas regulamentadoras, criadas pelo Ministério do Trabalho, em relação ao seu quadro de colaboradores, para garantir a segurança, integridade, saúde e a motivação dos profissionais ao exercerem suas funções.
Seja uma clínica ou hospital, a organização também deve obedecer à legislação Federal, Estadual e Municipal, no que diz respeito ao funcionamento, atendimento e procedimentos realizados no local.
A ANVISA, por exemplo, tem a função de regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública.
Investir em tecnologia
Investir em tecnologia é indispensável para toda instituição que deseja melhorar os serviços de saúde.
Equipamentos e sistemas modernos são essenciais para:
- otimização de todos os serviços clínicos, sejam eles administrativos ou de saúde,
- integração das informações administrativas e também as relacionadas ao paciente,
- mais agilidade e qualidade no atendimento na recepção, agendamentos, etc,
- rapidez e eficiência na realização e resultados de exames,
- maior eficiência na realização de procedimentos, inclusive cirúrgicos,
- mais produtividade em todos os setores,
- melhor gerenciamento de todo o seu estoque,
- menos desperdício de insumos,
- aplicação da telemedicina.
Dispor de produtos de qualidade
Toda instituição que presta serviços de saúde deve dispor de um estoque de produtos e artigos médico-hospitalares de qualidade para o uso diário e para os casos de emergência.
Nessa hora, é preciso ter um controle eficiente para não faltar e nem ter em excesso:
- medicamentos,
- esparadrapos, ataduras e outros materiais para curativos,
- coletores de urina,
- agulhas,
- cateteres,
- seringas,
- sondas,
- luvas, máscaras, toucas, aventais, sapatilhas, etc.
Ressaltamos que os materiais e produtos devem obedecer aos critérios estabelecidos pelos órgãos competentes para a sua fabricação, para garantir a eficiência e a segurança em todo e qualquer procedimento.
Em relação aos medicamentos, lembre-se que todos devem estar devidamente registrados na ANVISA para serem usados nas instituições que prestam serviços de saúde e também para serem comercializados em farmácias.
Na hora de adquirir produtos e materiais médico-hospitalares para oferecer um cuidado de excelência ao seu paciente, conte com a Cirúrgica Bezerra.
Oferecemos para você uma larga variedade de medicamentos reconhecidos pela ANVISA e demais materiais hospitalares e de enfermagem de alta qualidade. Acesse e conheça a nossa linha de produtos.