Os serviços de saúde também passaram por diversas mudanças e o setor precisou se transformar para oferecer uma experiência completa e positiva ao paciente.

Porém, uma pesquisa inédita da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), publicada em maio de 2022, mostra que apenas 50% dos usuários da saúde suplementar estão satisfeitos com o sistema de serviço oferecido.

Apesar dos avanços do SUS, há anos acompanhamos a insatisfação dos usuários que utilizam os serviços de saúde pública, reclamando, em geral, das enormes filas para o atendimento e do longo tempo de espera para agendamento de consultas e exames.

Insatisfação geralmente é consequência da falta de qualidade no atendimento e na prestação do serviço, mas tudo pode ser melhorado.

Continue a leitura e confira algumas dicas que podem fazer a diferença na prestação do serviço à saúde. 

O que fazer para melhorar os serviços de saúde?

Quem procura serviços de saúde deseja:

  • bom acolhimento,
  • excelência no cuidado,
  • rapidez nos processos,
  • eficiência nos procedimentos,
  • que sua necessidade seja suprimida. 

Logo, para promover essa experiência, as diversas instituições que prestam serviços de saúde precisam:

Investir no atendimento humanizado

Geralmente, quem busca pelos serviços de saúde se encontra em tratamento ou investigação de alguma doença, por isso as pessoas se sentem fragilizadas e inseguras.

Logo, o acolhimento desde o primeiro contato é fundamental para a confiança e bem-estar do paciente. 

Promover o atendimento humanizado é considerar o paciente como um ser integral que precisa de cuidado e olhar atento para si, além de procedimentos e tratamentos adequados para o seu mal.

Esse atendimento começa na recepção e estende-se por todos os setores, seja na realização de uma consulta, exames ou procedimentos.

Por isso, toda a equipe de profissionais deve estar devidamente preparada para acolher, além de oferecer o serviço da sua área com profissionalismo e dedicação.

Seguir as normas e boas práticas

Toda instituição que presta serviços de saúde precisa obedecer às normas regulamentadoras, criadas pelo Ministério do Trabalho, em relação ao seu quadro de colaboradores, para garantir a segurança, integridade, saúde e a motivação dos profissionais ao exercerem suas funções.

Seja uma clínica ou hospital, a organização também deve obedecer à legislação Federal, Estadual e Municipal, no que diz respeito ao funcionamento, atendimento e procedimentos realizados no local. 

A ANVISA, por exemplo, tem a função de regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública.

Investir em tecnologia

Investir em tecnologia é indispensável para toda instituição que deseja melhorar os serviços de saúde.

Equipamentos e sistemas modernos são essenciais para:

  • otimização de todos os serviços clínicos, sejam eles administrativos ou de saúde,
  • integração das informações administrativas e também as relacionadas ao paciente,
  • mais agilidade e qualidade no atendimento na recepção, agendamentos, etc,
  • rapidez e eficiência na realização e resultados de exames,
  • maior eficiência na realização de procedimentos, inclusive cirúrgicos,
  • mais produtividade em todos os setores, 
  • melhor gerenciamento de todo o seu estoque,
  • menos desperdício de insumos,
  • aplicação da telemedicina.

Dispor de produtos de qualidade

Toda instituição que presta serviços de saúde deve dispor de um estoque de produtos e artigos médico-hospitalares de qualidade para o uso diário e para os casos de emergência.

Nessa hora, é preciso ter um controle eficiente para não faltar e nem ter em excesso:

  • medicamentos,
  • esparadrapos, ataduras e outros materiais para curativos,
  • coletores de urina, 
  • agulhas, 
  • cateteres, 
  • seringas, 
  • sondas,
  • luvas, máscaras, toucas, aventais, sapatilhas, etc.

Ressaltamos que os materiais e produtos devem obedecer aos critérios estabelecidos pelos órgãos competentes para a sua fabricação, para garantir a eficiência e a segurança em todo e qualquer procedimento.

Em relação aos medicamentos, lembre-se que todos devem estar devidamente registrados na ANVISA para serem usados nas instituições que prestam serviços de saúde e também para serem comercializados em farmácias.

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