As dificuldades alimentares fazem parte da rotina de milhões de pessoas em todo o mundo.
Grande parte dos que sofrem com esse problema possuem alergia alimentar, ou seja, a partir do consumo de alguma comida específica, sofrem consequências que podem levá-los a crises e até mesmo ao óbito.
Apesar das poucas pesquisas realizadas a respeito, no ano de 2019 o periódico Jama Network, publicado pela American Medical Association (Estados Unidos), trouxe números a respeito desse problema ocorrido com adultos.
Uma pesquisa realizada com mais de 40 mil pessoas mostrou que 10,8% dos entrevistados dizem ter algum tipo de alergia aos alimentos.
Neste post, apresentaremos detalhes das dificuldades alimentares geradas a partir da alergia. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
O que é alergia alimentar?
Alergia alimentar é um tipo de reação adversa, também conhecida como hipersensibilidade a comidas.
O sistema imunológico de algumas pessoas reage de uma forma exagerada contra as proteínas de determinados alimentos, causando muitos problemas.
Algumas manifestações clínicas são imediatas, causando:
- manchas vermelhas,
- borbulhas,
- coceiras,
- urticária,
- angioedema,
- manchas na pele,
- choque anafilático,
- rinoconjuntivite,
- síndrome de alergia oral,
- asma.
Outras manifestações acontecem algumas horas e até mesmo dias após a ingestão do alimento, quando podem ocorrer:
- cólicas,
- vômitos,
- sangue nas fezes,
- náuseas,
- diarreia.
Quais são as principais dificuldades alimentares?
As principais dificuldades alimentares ocasionadas pela alergia ocorrem normalmente quando são ingeridas as seguintes comidas e bebidas:
Leite
A alergia ao leite, normalmente, aparece nos dois primeiros anos de vida de forma transitória, ou seja, tende a causar problemas apenas durante esse período ou pouco mais.
Nesse caso, nenhum tipo de leite deve ser consumido, verificando com o médico qual alimento deverá substituir o seu uso.
Amendoim
Dentre as dificuldades alimentares, o amendoim pode se transformar em um problema sério, pois ele causa anafilaxia, uma condição que exige um tratamento imediato, colocando em risco a vida.
Ovo
O ovo é outro alimento que normalmente causa alergia nos dois primeiros anos de vida e também some com o tempo.
No entanto, existem casos em que o problema ocorre apenas na idade adulta, quando deverá ser abolido da dieta.
Frutos do mar
Uma das alergias mais perigosas envolve o consumo de frutos do mar, tais como:
- marisco,
- camarão,
- caranguejo,
- lagosta,
- mexilhões,
- ostras, etc.
Esse tipo de alergia costuma aparecer somente na idade adulta, sendo raro em crianças. Nos casos de consumo e imediato mal-estar, é importante a busca por recursos médicos de forma rápida.
Trigo
A alergia ao trigo pode surgir em qualquer etapa da vida, quando deverá então ser retirado do cardápio.
Para substituí-lo, pode ser utilizado:
- milho,
- aveia,
- tapioca,
- arroz.
Soja
Por fim, outro alimento que também provoca problemas a partir da sua ingestão é a soja.
São muitos os produtos industrializados que possuem esse item em suas receitas, portanto, é fundamental a atenção aos rótulos quando for efetuada sua aquisição.
Como minimizar esses problemas?
Para minimizar esses problemas, o primeiro passo está em suspender imediatamente o consumo desses alimentos e procurar um médico para verificar detalhes a respeito.
Em crianças, especialmente, é muito importante que proteínas e vitaminas não ingeridas em função das dificuldades alimentares sejam repostas.
Isso significa evitar que o organismo não receba as quantidades necessárias para o crescimento e uma vida saudável.
Vale a pena, portanto, conhecer as possibilidades existentes e permitir que essas questões sejam minimizadas, o que significa a eliminação de determinados alimentos da dieta.
Caso você ou alguém próximo conviva com esse tipo de problema, procure a Cirúrgica Bezerra e converse com nossa equipe de nutricionistas que poderá auxiliá-lo a buscar pela melhor condição para a sua necessidade!