Quando o assunto é a administração de hospitais, uma das principais questões enfrentadas pelos gestores é a redução de despesas, já que elas tendem a ser altas.

Por falar nisso, só os medicamentos são responsáveis por mais de 30% dos custos fixos e como você pode imaginar, não é tão simples economizar nesse tipo de item, já que para terem segurança e qualidade precisam ser de fornecedores confiáveis.

No entanto, em demais insumos, como curativos, materiais hospitalares diversos e demais variáveis, é possível conseguir atrelar preços mais competitivos com qualidade, acarretando a redução de despesas em diferentes instituições de saúde.

Inclusive, quando o assunto é a gestão de hospitais, muitas pessoas acreditam que se trata apenas de cuidar de documentos de pacientes, mas a verdade é que se trata de um setor complexo, que reúne uma série de responsabilidades.

Recursos humanos, compras, marketing, gestão dos leitos e manutenções do prédio, dentre outras questões, envolvem o cotidiano de gestores, que precisam manter o local em ordem em todos os seus setores.

Já pensou na possibilidade de um hospital não ter curativos o suficiente para os seus pacientes ou até mesmo máscaras, luvas e uniformes cirúrgicos? 

Itens relativamente simples como estes, quando em falta, podem colocar em risco a vida de centenas de pacientes, afinal, uma cirurgia não pode ocorrer sem eles, lembrando que este é apenas um exemplo da gravidade de uma má gestão de almoxarifado.

Perceba então que a gestão hospitalar deve se preocupar com todos os detalhes possíveis e, se possível, ainda reduzir despesas para auxiliar no financeiro da instituição.

Por isso, iremos ajudar você neste post com dicas que podem ser aplicadas rapidamente, de forma a auxiliar tanto na economia quanto na melhoria de processos, o que a curto e médio prazo apresentará resultados satisfatórios.

Continue a leitura e entenda como reduzir despesas em um hospital, sem deixar a desejar na qualidade.

Como promover a redução de despesas do hospital?

Veja a seguir as nossas dicas com foco na redução de custos, que envolvem desde a escolha de insumos até o uso de sistemas para auxiliar nas mais variadas atividades dentro desse local.

Utilize a tecnologia a seu favor

Quanto menos processos manuais, melhor. Tanto em questão de recursos humanos, como na probabilidade de erros, demora nos processos ou retrabalho. 

A tecnologia e a automação de processos, por sua vez, acabam por ser fontes de redução de despesas do hospital, além de tornar as atividades até então demoradas em ações rápidas, permitindo que as equipes se preocupem com o que realmente importa.

Faça manutenção dos equipamentos de forma preventiva

Ar-condicionados sem manutenção frequente, impressoras antigas, lâmpadas incandescentes e até mesmo geladeiras velhas precisam ser trocados, seja pelo alto gasto de energia como pela baixa produtividade.

A manutenção de equipamentos novos deve ser feita também, evitando que eles tenham a sua vida útil diminuída e por sua vez apresentam problemas.

Use produtos hospitalares de qualidade

Muitas vezes, principalmente dentro da realidade de um hospital, o que parece ser mais em conta, nem sempre é a melhor opção, seja pela baixa durabilidade, apresentação de problemas e a necessidade de descarte.

Produtos de alta qualidade podem até ser mais caros a curto prazo, mas pela durabilidade e menor desperdício se tornam verdadeiros aliados da redução de despesas.

Reveja os seus fornecedores

Um dos motivos de gastos a mais no final do mês é a pouca ou nenhuma pesquisa de novos fornecedores, que faz com que os hospitais nem sempre escolham os melhores, de forma a gastar mais em produtos de baixa qualidade.

Com uma boa pesquisa, é possível encontrar preços mais competitivos por produtos melhores, como no caso da Cirúrgica Bezerra, distribuidora referência no segmento hospitalar.

Entre em contato e conheça todo o nosso portfólio de insumos.